Comentários
Rony Moura Rony Moura Author
Title: [REVIEW] SHERLOCK 3x01 - THE EMPTY HEARSE
Author: Rony Moura
Rating 5 of 5 Des:
Dois anos. Esperamos dois fucking anos pelo retorno triunfal de Sherlock. E após cancelarmos o fim do mundo em 2012 (você acha mesmo...


Dois anos. Esperamos dois fucking anos pelo retorno triunfal de Sherlock. E após cancelarmos o fim do mundo em 2012 (você acha mesmo que todos os sherlockeds iriam deixar o mundo acabar sem termos um próximo episódio?), nosso herói está de volta. E dessa vez voltou pra dizer quem manda, quebrando recordes de audiência (veja a notícia aqui). Muitas teorias foram formuladas, algumas delas coerentes, enquanto outras, absurdas, mas engraçadas.

O fato de Sherlock possuir tão poucos episódios é um tanto quanto relativo. Por um lado, ruim, pois a série está entre as que possuem o maior hiatus entre temporadas, e poucos episódios para muito desejo dos fãs. Por outro lado, isso nos proporciona uma série muito mais elaborada, inteligente e apaixonante. Não é questão de falta de compromisso com os fãs. O motivo maior é justamente esse. Sherlock é uma série linda demais para se fazer de qualquer jeito.



O episódio foi de longe um dos que eu mais ri na série, contendo várias versões de como ele poderia ter fingido seu suicídio. O primeiro deles, uma corda amarrada nas costas de Sherlock o segura da queda, e voltando, pula numa janela em que Molly estava a observá-lo. E como que numa entrada triunfal, Sherlock agarra Molly e dá-lhe um beijo. Meus olhos brilharam mais que todas as estrelas juntas naquele momento! Mas o brilho se ofuscou quanto percebi que não foi o que realmente aconteceu. #bolado

Uma outra teoria foi a de que ele e Moriarty estavam brincando com um Sherlock de papelão, enganando a John, e no final eles se olham e se aproximam para um beijo(?). Fãs do shipp Sheriarty ou Morlock ficaram bem contentes com essa cena. 



Essas foram algumas das teorias relevadas por um grupo montado por Anderson. Sim, Anderson. Aquele que odiava Sherlock, e que não suportava trabalhar com ele, era um dos que mais queriam que ele estivesse vivo. Ironia, não? E bem que esse grupo poderia ter um de nós. Não duvido que grupos assim foram montados para formar teorias relativas a vitória de Holmes sobre Moriarty e sobre a própria morte.

Dois anos se passaram na cronologia da série desde os acontecimentos do episódio "The Reichenbach Fall", Sherlock é inocentado, Moriarty desmascarado, porém, teoricamente, tudo tarde demais. Já não importava se Sherlock era inocente ou culpado. Ele estava "morto". Isso é o que achavam, até Mycroft buscar seu querido irmão na Sérvia, com uma aparência like homem das cavernas. Sherlock passou esses dois anos desmontando a rede criminosa de Moriarty, e parece que obteve sucesso.

John seguiu em frente. Está quase se casando, mudou-se do apartamento 221B na Baker Street, e agora tem um bigode, que ele julga como sendo charmoso. John desistiu de ser doutor e passou a ser cobrador. Foi a única explicação que consegui achar para aquele bigode. Um macacão e um boné vermelho e ele faria o próximo papel de Super Mario.

O encontro entre Sherlock e John foi no mínimo cômico. E num piscar de olhos, esse clima ficou pesado. John ficou bolado com o fato de seu melhor amigo não ter dado sinal de vida, achando que ele de fato estava morto. Levou um tempo até John perdoá-lo. Confesso que gostei mais dessa Mary do que a do filme Sherlock Holmes - A Game of Shadows. Apesar de Kelly Reilly ser mais bela, a atuação e a forma da adaptação caiu melhor a Amanda Abbington. Deve ser pelo fato de que ela e Martin Freeman são casados na vida real. Sim, meus caros, eles são casados.



Um fato que descobrimos nesse episódio é que Mycroft se mostra tão genial quanto Sherlock. Leitores de Conan Doyle sabem que Mycroft chega a ser mais genial que Sherlock, mas como ele mesmo disse na série, "A idade chega para todos". Na cena da disputa de deduções entre os dois conseguimos perceber claramente isso. Nessa mesma cena podemos conhecer um pouco da infância de ambos, e finalmente vemos Sherlock jogar na cara de seu irmão o fato de ele não possuir amigos. Isso mostra o quão Sherlock tem dado valor aos que ele conquistou.

Em relação ao caso da semana, ele não foi muito complexo. Foi só mencionar Guy Fawkes que alguns já saberiam do desfecho que isso iria tomar. Para quem não conhece, Guy Fawkes, resumidamente, foi um soldado que participou da "Conspiração da Pólvora", que era perito em explosivos, e foi encarregado de detonar a pólvora plantada no prédio do parlamento, matando assim o rei junto com os outros parlamentares. Tudo mudou quando o rei ficou sabendo do plano, e mandou vasculhar o prédio, achando Fawkes guardando a pólvora no prédio.

Basicamente o mesmo plano foi feito, e na mesma data (5 de Novembro). E o desfecho também foi o mesmo. O Guy Fawkes de 2014 foi pego, e todos foram felizes para sempre. Ou não. No fim do episódio vemos o que parece ser nosso mais novo vilão. E pelo nome dos próximos episódios, sei bem de quem se trata. Tretas virão nessa temporada! E tretas grandes!

Só observando essa zoeira

Sobre o Autor

 
Top