Comentários
Rony Moura Rony Moura Author
Title: [REVIEW] SHERLOCK 2x03 - THE REICHENBACH FALL
Author: Rony Moura
Rating 5 of 5 Des:
Não há dúvidas. "The Reichenbach Fall" foi o melhor episódio da série. Isso porque nos trouxe uma emoção que não estávamos ...


Não há dúvidas. "The Reichenbach Fall" foi o melhor episódio da série. Isso porque nos trouxe uma emoção que não estávamos preparados para receber, nem naquele momento, nem se este fosse o series finale. Lidar com a morte do seu personagem preferido não é algo que todos queremos. Ainda mais de uma forma tão inesperada como foi nesse episódio.

Logo no início do episódio, vimos John lamentando a morte de seu melhor amigo (olha aqui o resultado da evolução da amizade deles hahaha). Como eu ainda não havia lido o conto "The Final Problem" (conto no qual esse episódio foi baseado), eu não fazia noção do que iria acontecer. Pra mim, esse era apenas um daqueles casos que Sherlock fingia sua morte, e John ajudava-o a meio que sumir dos holofotes. O que reforçou minha teoria foi o desenrolar do episódio. A fama estava começando a alcançar Sherlock. Até que ponto aquilo poderia se tornar algo ruim?

Moriarty está de volta. Agora ele mostra do que realmente ele é capaz. Mostra que não é qualquer vilão, e que nada é inalcançável a ele. Com certeza Moriarty é o maior desafio que Sherlock já encontrou na vida. Agora, não só ele, ou alguns poucos, mas toda a Inglaterra, ou até mesmo todo o mundo teme diante do que nosso vilão preferido é capaz de conseguir. Ou é o que achávamos, até ele simplesmente se entregar. Depois de burlar os maiores sistemas de segurança do país, ele se entrega tão facilmente?



Indo para o local onde Moriarty foi preso, podemos ver que o dia de Sherlock não é mais como antes. Sempre, ao sair da porta de 221B da Baker Street, ele tinha o sossego. Hoje, ele tem dezenas de repórteres a sua espera. E como se não bastasse, uma delas invade o banheiro masculino, procurando por uma entrevista com Sherlock. E ele, com todo aquele jeito doce, responde-a daquela maneira carinhosa de sempre. *ironia*

"James Moriarty não é de forma alguma um homem. Ele é uma aranha. A aranha no centro da teia, a teia criminal com vários fios, e ele sabe precisamente como cada uma delas dança."

De uma forma filosófica e poética, com certeza a melhor definição para o vilão. E provando mais uma vez que ele tem o poder necessário para mudar tudo o que ele quer, ele sai inocente de todas as acusações. Com um golpe baixo, mas preciso. Tão preciso que não precisou de mais nada para derrubar todo o júri.



I.O.U. Parece que essa marca é mais do que Moriarty dizendo que ele deve uma a Sherlock. Como ele mesmo disse, ele deve uma queda a Sherlock. E ele fez questão de lembrar isso a Sherlock em todo momento do episódio, com a marca I.O.U.

Uma cena que achei muito interessante, foi a de Molly filosofando pra cima de Sherlock, com todo aquele papo de "conte comigo, caso precise de mim". Desde o início, sempre achei Molly um amor de pessoa. E sinceramente, me dá nos nervos o modo como Sherlock a trata. Molly, para mim, é uma mulher de ouro!



CIS Baker Street. Foi assim que Lestrade chamou Sherlock, e eu ri horrores com a comparação! Mas Moriarty começa a se mover diretamente contra Sherlock. Não fisicamente. Ele quer acabar com ele de uma maneira mais inteligente, mais... dinâmica. E a melhor maneira que e encontrou, foi acabar com a reputação de Sherlock. Algo que obviamente, é algo estimado por Sherlock, pois quem não gosta de ser reconhecido por algo grande que fez? E sabemos bem que Sherlock idolatra sua mente mais do que qualquer outra coisa! Se todos o julgassem como sendo uma farsa, o mundo de Sherlock cairia.

E Moriarty conseguiu isso muito bem, confundindo até mesmo a cabeça de John. Não sobrando muita coisa a fazer, Sherlock procura a Molly, ela pergunta do que ele precisa, e ele, por sua vez, diz: "Você". OPA! TEMOS UMA DECLARAÇÃO? HAHAHA. Creio que este é o ponto chave para o modo como Sherlock conseguiu resolver o problema final. Apenas não sei como, mas sei que tem muito a ver.



Muitas perguntas e muitos mindblows vieram nas últimas cenas. Sherlock devia a Moriarty uma queda, e ele pagou. Sherlock chorou. Sim, eu chorei com Sherlock. Ver meu personagem preferido se jogar de cima de um prédio, e não ver nenhuma outra solução foi desesperador. Mas o que me consolou foi ver Sherlock vivo no fim do episódio. E então eu revi o episódio, procurando explicações sobre como ele conseguiu sobreviver. Eu poderia escrever tudo aqui, mas a galera do Sherlock Brasil já se deu o trabalho de escrever minha visão em palavras mais claras, e ainda escreveu algo além. Deixo o link abaixo.

Sobre o Autor

 
Top