Comentários
Diário de Seriador Diário de Seriador Author
Title: [REVIEW] NIKITA S04E06 - CANCELED [SERIES FINALE]
Author: Diário de Seriador
Rating 5 of 5 Des:
Deem play e leiam a review. Afinal, precisamos chorar: Não sei se posso dizer que Nikita é a melhor série que já assisti nesses últim...
Deem play e leiam a review. Afinal, precisamos chorar:
Não sei se posso dizer que Nikita é a melhor série que já assisti nesses últimos quatro anos. Mas sei que posso dizer que o quanto eu amava essa série, e ainda amo, é algo de tamanho imensurável. Com toda certeza ela era umas das séries mais consistentes, com plots que te deixavam a beira da loucura. Missão após Missão.

Nikita fechou a sua principal missão. Essas missões que nos proporcionaram 73 episódios fantásticos. E eu não sei bem como  começar ou terminar essa review porque não quero fazer isso. Não quero me despedir da melhor espiã que já vi. Não quero dizer adeus a essa série. Não quero dizer adeus à Nikita. Está difícil organizar uma linha de pensamento. Está difícil pensar. Está difícil.

Me lembro de 2010. Me lembro de eu mesma, uma menina que estava sem fazer nada, procurando séries na internet.  Me lembro de ter achado Nikita, ter achado o cartaz legal a história interessante, vi que tinha a Melinda Clarke nela e  resolvi começar. Não demorou e eu cheguei no episódio S01E05 e pronto. Eu estava em dia com a série e apaixonada por ela. Por causa dela fiz amigos ao redor do mundo, sofri com as ameaças de cancelamento, com os projetos para salvar a série, com as trends, com Nikita Friday, com os atores sempre presentes e respondendo pelo twitter. Sofri com tudo. Amei tudo. Amo tudo. Quem ama Nikita realmente ama e sabe que esse não foi o fim.


É bizarro pensar que as próximas linhas que virão, são sobre a última missão de nossa agente favorita.  A última daquela série que foi cheia delas. Seis episódios não foram de perto o suficiente para matar toda essa minha vontade de Nikita, mas já que tivemos a sorte de poder ter esses episódios para fechar a série de forma digna posso dizer, sem medo, que eles foram bem aproveitados.

Tudo terminou como começou: Nikita e Alex lutando para colocar fim em tudo de uma vez por todas. Nikita muito me lembrou seu lado lá da season 1, onde o que a movia, principalmente, era seu desejo de vingança por Daniel. Ela queria vingança pura e simples. Por Ryan, por Daniel, por cada recruta que já havia morrido, por cada um que ela perdeu, por tudo que ela passou. Ela queria vingança. Sem sentimentos, sem coração afinal a vingança não dá espaço para isso.

Mas era óbvio que alguma coisa estava errada, se a lista e a verdades sobre a MDK fossem liberadas a catástrofe que se seguiria não poderia ser parada. Mas, até então, tudo que víamos era Nikita matando tudo e todos, sem pensar, sem dosar na medida, sem coração. Matando movida pelo desejo de vingança . O que poderia pará-la? Aquela que foi justamente treinada para isso: Alex. E chegou a cena que eu tanto queria ver: A luta entre Alex e Nikita. Num momento nostalgia, lembrei de "Game Change”,  a premiere da segunda temporada. Mas dessa vez não teve tiro na perna, não teve nenhum grave ferido. Exceto uma Nikita capturada.

E muitos podem reclamar do confronto entre as duas maiores divas dessa série. Amanda e Nikita. Muitos queriam luta, mais ação. Não concordo. A relação das duas não pedia isso, a relação das duas pedia um jogo de palavras e um "joguete" mental entre elas. Amanda no fim tinha inveja de Nikita. Do que ela conseguiu ser, da família que ela conseguiu criar mesmo em meio a todas as ameaças da Division, The Shop e da própria Amanda. Ela queria ser Nikita e, como isto era impossível, vê-la fracassando já servia de consolo. Amanda sempre foi aquela que esteve abandonada no porão, por cada um que passou em sua vida.  Em sua ânsia de ver Nikita fracassando ela fecha os olhos e, completamente cega, nem pensa na possibilidade de tudo ser um plano.

Mas não vamos julgar a Amanda, nem nós sabíamos que era um plano. Porém Nikita é feita de samba e, meus amigos, ela sambou. E como sambou. Mostrando que tudo não passava de um plano para capturar Amanda, ela a deixa presa no porão. Não apenas presa fisicamente, mas talvez o pior de tudo, presa com seus pensamentos e medos. Nada, nenhuma tortura poderia ser pior para Amanda do que deixá-la sozinha com seus próprios demônios. Morte à deixaria em paz e ela precisava sofrer um pouquinho. “Welcome back to the basement, Halen”. Nikita não é um monstro, ela se importa com os danos colaterais. Ela queria justiça, logo, não havia matado absolutamente ninguém. O que ela havia feito? Um plano épico para capturar cada único membro da The Shop e para chegar até Amanda. E ela conseguiu.

“The last thing they will breathe before the end, will bem my name”
. Esperei isso no episódio de forma errada. Imaginei que fosse acabar com o nome dela. Mas, o nome dela era a última palavra que ELES diriam antes do fim e, lembrem, que gritar o nome “Nikita” foi a última coisa dita por Amanda. Sabe o que é isso, meus amigos? É samba. Na cara da sociedade, na cara da CW. Na cara de quem odeia. De todos. Sambar de forma épica, em uma série épica, numa cena épica. Isso, meus amigos, é Nikita.

Então, depois de quatro anos de missões, tiros, planos, brigas, reconciliações... Eles tiveram sua paz. Nikita, Michael, Sam, Alex, Birkhoff e até Ryan. Ryan ganhou a merecida homenagem na CIA "Em honra a todos os membros da CIA, que deram suas vidas em serviço para esse País". Ryan, nosso analista favorito, teve sua homenagem por ter sido um dos principais responsáveis por Nikita ter conquistado aquilo que ela mais desejava: Liberdade.

Teve Sam e Alex combinando um jantar, teve Nerd lembrando de Sônia – que eu senti falta na series finale-, Teve Michael e Nikiki no Equador, aproveitando a lua de mel. Mas sabem de uma coisa? Ela é Nikita. Óbvio que ela não ficaria quieta. E, como diversão, eles resolvem acabar com alguns criminosos locais mesmo, apenas para não sair da rotina.

Sempre achei que Nikita é aquela série que te dá o pensar, mesmo depois do fim. E ela te dá lições. Como por exemplo o fato de que todos temos monstros dentro de nós mesmos. Todos temos um lado negativo, mas nem sempre ele vence. A forma como você se aceita e lida com esse lado determina quem você é. As pessoas te cercam determinam quem você pode ser.

Apenas o que posso dizer, depois desses incríveis quatro anos é que vou sentir falta.  Falta de Missões, falta dela lutando contra vilões. Falta dos vilões. Sentirei falta daqueles frases que te deixam pensando por dias a fio. Aquela trilha sonora perfeita. Sentirei falta de sofrer toda sexta feira pensando no que me aguardava. Sentirei falta das surpresas e das reviravoltas. Sentirei falta do Fandom.  Minhas sextas feiras não serão mais a mesma coisa. Mas a série não acaba aqui. O fandom ama essa série demais para deixar ela acabar.

No somar de cada coisa, cada detalhe e cada linha eu, simplesmente, sentirei falta de Nikita.  


PS: 9 de Setembro de 2010 - 27 de Dezembro de 2013 ♥ Obrigada por tudo, Nikita. 
PS1: A música que coloquei é a música do fim do episódio. ♥ 
PS2: "Now that we’re finally free, I get why we fought so hard. The real gift isn’t freedom. It’s what we get to do with it."


Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top