Comentários
Rafael Bürger Rafael Bürger Author
Title: [REVIEW] DOWNTON ABBEY - S01E01
Author: Rafael Bürger
Rating 5 of 5 Des:
Desde o primeiro momento percebemos que Downton Abbey tratará do choque entre a tradição e a modernidade ocorrida no inicio do século p...


Desde o primeiro momento percebemos que Downton Abbey tratará do choque entre a tradição e a modernidade ocorrida no inicio do século passado. A série já começa com uma incrível reviravolta envolvendo o naufrágio do Titanic. O Herdeiro da propriedade, primo do atual Conde e noivo da filha mais velha dele, Lady Mary, foi uma das vitimas e agora a propriedade será herdada por um primo distante da família. Ao mesmo tempo temos um novo valete chegando, Mr. Bates, que para o espanto de todos é manco.
"Nínguem quer beijar uma garota vestida de preto."
Rapidamente intrigas são formadas. Temos Lady Cora, a esposa do Conde, e Lady Violet, interpretada pela grandiosa Maggie Smith, mãe do Conde, planejando acabar com a sucessão legal da propriedade e do dinheiro da família, que ficaria para Mary, enquanto que para o primo distante ficaria apenas o titulo de Conde de Grantham. Temos também a criada pessoal de Cora, Srta. O'Brien e o lacaio Thomas planejando destruir Mr. Bates a todo custo.


Desde cedo nós também sentimos o "clima" da casa. As relações entre os criados e os patrões tudo é apresentado de uma maneira que faz parecer que você já conhecia todos. Lady Mary parece fria no começo mas você acaba percebendo que aquele jeito de ser dela é culpa da pressão para ser uma filha perfeita e arranjar um marido perfeito, e principalmente para manter a honra de Downton Abbey. O mesmo não ocorre com Lady Edith, a filha do meio, que desde o inicio se mostra mesquinha e inimiga da irmã, as trocas de farpas entre as duas foram essenciais para definir a relação tumultuada delas.

Edith: "Então ele escapou do gancho..."
Mary: "Pelo menos não estou pescando sem isca!"
A cena em que Lady Violet sem seu primeiro contato com a luz elétrica se tornou icônica, tanto que no ano seguinte foi toscamente copiada pela novela brasileira Lado a Lado. Além disso as suas falas são recheadas de ironia e comicidade, o que dá um grande alivio na uma hora de episódio em que as reviravoltas dramáticas imperam.

"Querido, que claridade! Sinto como se estivesse no palco do Gaiety"
*Gaiety era um teatro londrino muito popular na época por suas apresentações burlescas.
 Apesar da série ser conhecida por ter um milhão de personagens secundários, nenhum deles é deixado de lado e some por milênios dentro do episódio. Damos risada com as tolices da "faz-tudo" Daisy e com as patadas da Sra. Patmore e Srta. Hughes. Nos comovemos com as histórias da chefe das criadas Anna e com a do lacaio Willian. E ficamos impressionados com a descoberta da sexualidade de Thomas nos últimos minutos do episódio quando ele e um convidado se beijam. Os únicos personagens que ficam um pouco apagados no episódio são Lady Sybil, a filha mais nova, e a criada Gwen(A Ygritte de Game of Thrones rs).

"Pelos céus, garota! Vai acender o fogok, e não inventá-lo"
As direções de Arte, Fotografia e Figurino impressionam, principalmente na cena de abertura onde é mostrado um trem passando pelos ensolarados campos de Yorkshire e paralelamente imagens do sinal de telégrafo passando pela vila. E por ultimo ficamos com o Cliffhanger, em que o novo herdeiro de Downton Abbey e sua mãe recebem a noticia que irá mudar as suas vidas.

Audiência do Episódio:
Reino Unido: 9.25 milhões de domicílios


Sobre o Autor

 
Top