Comentários
Unknown Unknown Author
Title: [REVIEW] DOWNTON ABBEY – S04E01
Author: Unknown
Rating 5 of 5 Des:
“E o preço de um grande amor é a infelicidade quando um dos dois morre.” Doeu! Como doeu perder dois personagens tão queridos em um...

“E o preço de um grande amor é a infelicidade quando um dos dois morre.”

Doeu! Como doeu perder dois personagens tão queridos em uma única temporada. Downton mostrou todo o seu poder e maestria em um episódio de transição, da morte para a vida. A série já em seu primeiro episódio brilhou e mostrou que já podemos esperar mais uma grande temporada.

Poucas séries podem ser citadas como que sabem trabalhar o luto. E aqui temos um episódio voltado para esse sentimento.  Downton Abbey se sobressaiu impecavelmente, o luto de Lady Mary foi delicado, intenso, raivoso, vimos todas as fases do “pós-Matthew” serem trabalhadas com uma sutileza que adicionada com o talento de Michelle Dockery, ficou um espetáculo. Com a ajuda de Carson e diálogos muito bem construídos vimos o luto se transformar em força. Lady Mary saiu da terceira temporada como rocha e entrou na quarta como um furacão.

“Quando seu único filho morre você deixa de ser mãe. Não se é mais nada na realidade.”

Lógico que Mary não foi a única que sofreu a perda. Os olhares também foram voltados para Isobel, que “superou” a morte de seu único filho da maneira que sabe melhor, ajudando o próximo. Mas não conseguiria isso sem um empurrãozinho de Edith, Hughes e Violet, aliás, Violet é uma personagem maravilhosa. Uma pessoa ser tão irônica, forte e ter um coração tão grande na hora da necessidade de alguém. Muito diva! 


O ano que estamos agora é 1922. Já se passaram 10 anos desde o incidente do Titanic que desencadeou a origem da história. Sendo assim, não posso deixar de falar do valor histórico da série. Além da exibição da Segunda Guerra Mundial, temos a invenção da eletricidade, telefone – e agora a batedeira – e o impacto que aquilo causou. Vimos a transformação do comportamento das pessoas durante esses 10 anos, os valores sociais, religiosos, amorosos sendo modernizados. Gradualmente e lentamente.

Quanto ao Downton, depois de perder seu herdeiro se vê em conflito. De um lado temos um Robert que quer comandar, ter direitos sobre os bens do pequeno George. Acha que Mary é mulher, é fraca, não pode conhecer a dura realidade de gerenciar propriedades, por outros temos o adorável Branson que não mediu esforços para mostrar o valor da mulher, como bom modernista que é.

Porém voltaram os fantasmas. O primeiro foi Rose, ex-affair de Brason, antes criada agora dama de companhia. Na estreia da personagem era cedo demais para trazerem alguém para Brason, os produtores também viram isso e retiraram a moça quase que imediatamente. Agora nessa segunda vez com certeza será um plot melhor trabalhado. E não quero ficar pensando muito, podem ter se passado muito tempo na série, mas se forem tentar substituir a meiga e amável Lady Sybil, tem que ser um trabalho extremamente meticuloso. Mas se acontecer, com certeza será um assunto bem cuidado.

Dou todos os créditos do mundo a esse episódio que apesar de focar em Mary, retratou os dramas de quase todos os criados e senhores, trazendo vários pilots que se reuniram em um significado filosófico, ressaltando a emoção que o episódio quis propor.  


O Valentine Days em um episódio de luto foi ousado. Porém de forma sutil e romântica foram colocados o doce amor de Mr. e Mrs. Bates. O quadrado amoroso cada vez mais confuso de Jimmy, Ivy, Daisey e Alfred, se tornou quinteto, graças a Mrs. Patmore. Uma Edith tão madura e diferente da primeira temporada parece ter sido contemplada com seu merecido amor, o Gregson. Apesar da família ainda não saber o estado civil do alemão, torço muito para que Edith lute por esse amor e que ele não a abandone no altar. Afinal, uma dessas ladys precisa ser feliz.

Notas:

- Mais alguém não sentiu 5 centavos de saudades de O’Brien?
- Fiquei perplexa com a babá West! Pensei que fosse apenas mais uma infantilidade de Thomas.
- Que saudade do Matthew e Sybil!
- Alguém arruma um emprego para o Molesley, por favor! Que vida sofrida é aquela?
- Por um mundo por mais amigas como Mrs. Patmore!

Nos vemos na próxima review! Não se esqueça de deixar seus comentários sobre o episódio nos comentários.



Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top