Comentários
Marcia Dantas Marcia Dantas Author
Title: PERCEPTION - S02E03: BLINDNESS
Author: Marcia Dantas
Rating 5 of 5 Des:
Blindness foi um episódio daqueles que eu esperava em Perception Aula épica de Max Lewicki. Se estou insatisfeita com a série? De ...
Blindness foi um episódio daqueles que eu esperava em Perception
Aula épica de Max Lewicki.

Se estou insatisfeita com a série? De forma alguma. Mesmo com algumas perdas de tempo em roteiro e pequenos problemas de procedural, a segunda temporada tem cumprido o prometido. Mas eu ainda procurava um episódio que me deixasse completamente surpresa, e foi esse.

Assim como o blind spot explorado na palestra final por Lewick – que deu conta do recado – a série conseguiu colocar algo que escapou de minha linha de visão. Colocou o óbvio à minha vista – o policial condenado por perjúrio que tinha todos os motivos para matar e demonstrar que estava certo -, fazendo com que eu acreditasse quase o tempo todo em sua culpa, somente para mostrar outra coisa. Dessa vez posso afirmar que não fazia ideia dos rumos do caso.

Aliás, muito me agradou a decisão de colocar Daniel quase 100% no caso, sem aparecer sua vida pessoal. Caroline está fora agora, nitidamente (muito rápido, mas tudo bem), e Natalie retornou à sua posição de sempre, participando dos eternos debates com Daniel. Não é que eu queira que Daniel sofra, mas a questão é que ele está retornando ao estado da temporada passada, perto da quebra novamente, e simplesmente não é coerente focar em outras coisas que não sejam essas. E nisso a cena da delegacia foi muito correta e bem feita.
Daniel no limite na delegacia.

Por outro lado, Perception tem caído no previsível. Os roteiristas usaram a analogia do caso, do blind spot, para demonstrar que Daniel não tem visto o interesse de Kate por ele. Para nós que assistimos muitas séries, o próximo passo é previsível: agora que o próprio Donnie revelou a Daniel o que ele não estava vendo, mas vê agora (vide cena do cachecol), o interesse será despertado pela parte dele, e é quase óbvio que até o final dessa temporada eles se aproximarão.

Tal clichê não me agrada por um simples fato: Kate não cativa. Ela é uma personagem mecânica e previsível, uma espécie de Mary Sue, cuja admiração por Daniel já dava na cara seu interesse. É muito óbvio para uma série que foge da obviedade. Vejo uma contradição nessa decisão.
Kate sai do blind spot de Daniel.

O fim da temporada passada me surpreendeu justamente pela aparição de Caroline na vida de Daniel, a responsável pela projeção de Natalie. Quem advinharia que a alucinação teria uma origem real? Agora que eles tentam retornar ao plano original do casal Daniel e Kate, vejo a série indo para um caminho seguro e que pode fazer com que o interesse dos telespectadores caiam um pouco.


Por isso, mesmo apresentando o melhor episódio da temporada até aqui, saio frustada com Perception. Espero pelo menos que eles possam trabalhar melhor essa aproximação, de forma a manter o inesperado, que é a marca desse show.

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top