Comentários
Unknown Unknown Author
Title: [REVIEW] GAME OF THRONES - S03E09: RAINS OF CASTAMERE
Author: Unknown
Rating 5 of 5 Des:
Por: Alíria Priscilla Depois de uma semana sem Game of Thrones, devido a um feriado nos EUA, a série voltou nesse domingo, dia 3. E ...

Por: Alíria Priscilla


Depois de uma semana sem Game of Thrones, devido a um feriado nos EUA, a série voltou nesse domingo, dia 3. E que volta! O penúltimo episódio da terceira temporada foi uns dos episódios mais chocantes que tivemos até o momento, talvez superando até aquele em que Ned Stark foi executado. 
Rains of Castamere foi uma surpresa para quem só acompanha a série e uma triste, mas aguardada lembrança para os leitores de G. R. R. Martin, com atuações do elenco que levaram lágrimas aos olhos dos telespectadores em diversos momentos. Se muitos achavam que o casamento de Tyrion e Sansa, em Seconds Sons, foi tenso, não tinham noção do que estava por vir. Mas vamos deixar o casório em questão para o final.

No arco da história de Daenerys, começamos a perceber algo que desde a Era Drogo não víamos: Dany parece aos poucos começar a sentir atração pelo sedutor Daario Naharis (percebam que ela curte um cabeludo). E o coração da nossa Kaleesi é algo difícil de se conseguir, como é possível observar com Jorah Mormont, que mesmo após lutar pela sua Rainha e invadir Yunkai com sucesso, não recebeu nenhuma demonstração de afeto ou gratidão. Agora Dany só tem olhos para Daario. Resta esperar se o mesmo realmente é merecedor de tamanha confiança.


Vimos nesse episódio a chegada de Arya às Gêmeas, a tão esperada volta ao carinho da mãe. A pequena loba parece sentir um misto de felicidade, insegurança e, claro, alívio. É possível perceber esse último sentimento claramente, alívio por finalmente ter chegado “ao fim” de uma longa e sofrida jornada, na qual ela passou de uma criança vivendo aconchegada em Winterfell para uma menina crescida, que perdeu o pai, o nome, a própria infância, e que agora transpira coragem. A forma como ela enfrentou Cão de caça e expôs o medo do mesmo, o fogo, é de se admirar.

Foi com o coração pesado que chegamos ao final do episódio e assistimos Arya ver sem reação tudo o que sonhou para seu retorno desmoronar, e uma das cenas mais tristes do episódio foi ver ela observar a morte do lobo Vento Cinzento. Agora, não sabemos que rumo irá tomar a vida da Stark, que continua ao lado de Sandor Clegane, que juntos formam uma dupla que promete grandes momentos.



E, pra confirmar a crença de que Stark nasceu pra sofrer, também houve destaque para Bran, Rickon e companhia. E aqui temos uma cena que ajudou a quebrar um pouco o clima tenso de “Rains of Castamere”: como não sorrir com Hodor, o nosso gigante favorito, dando berros com medo de trovões? Mas foi com esse fator que Bran acabou descobrindo ser um Warg mais poderoso do que o comum, já que no momento de desespero para não serem descobertos conseguiu entrar na mente de outra pessoa.

Acredito que muitos pensaram que pelo menos os meninos e Jon iam finalmente se reencontrar. Entretanto, apesar de ter visto os lobos dos irmãos (e Bran tê-lo visto através de Verão), Jon partiu de qualquer maneira. A meu ver, essa atitude questionável foi na verdade uma forma de proteger os irmãos, que poderiam acabar caindo nas mãos dos selvagens.

Ainda com a ideia de atravessar a Muralha buscando o corvo de três olhos com os Reed, Bran decide se separar do seu irmão mais novo, o que acabou causando mais lágrimas. Rickon finalmente ganhou algum destaque na série, inicialmente com a sua relutância em partir, afirmando que queria ficar e proteger o seu irmão, e depois ao aceitar e se despedir, partindo com Osha.



E claro, não podemos esquecer o bastardo de Ned.  Dou ênfase à atuação de Kit Harington, que dessa vez fez uma de suas melhores cenas como Jon Snow.

Finalmente, Jon tomou uma decisão e revelou o que havia escondido desde o início: ele é um corvo, e foi para proteger um idoso que ele se rebelou contra os selvagens, voltando assim para a Patrulha, após enfrentar os homens de Mance com ajuda de uma semi-matilha de lobos gigantes. O que desagradou muita gente foi a forma como ele deixou Ygritte para trás, arrasada. A ruiva realmente sentia algo pelo Jon, e vê-lo partir daquela forma foi mais do que uma traição para ela. Mas o bastardo havia feito sua escolha, e homens que vestem o preto precisam aprender a viverem solitários.



Finalmente, o Casamento. Lorde Frey realmente parecia ter aceito as desculpas de Robb, e entregou a sua filha para se casar, que por sinal uma bela surpresa para o público e para o noivo Edmure, que deixou transparecer sua surpresa ao ver Roslin, o que foi hilário. Mas como já diz o sábio, quando a esmola é grande, é essencial desconfiar, principalmente se alguém da sua família tiver quebrado um juramento com o doador em questão.

Rains of Castamere, como descobrimos no episódio anterior, é uma canção feita para contar a vitória esmagadora de Tywin Lannister contra os Reyne de Castamere, que se rebelaram. No final, os Reyne foram destruídos, e a música continua como uma alerta a quem quiser desafiar o poderio Lannister. Sendo assim, em segredo, Walder Frey, Roose Bolton e Lorde Tywin tramaram o que veio a ser o momento mais trágico da série. Apesar de tudo, é preciso afirmar que Tywin é o personagem mais inteligente da história se tratando de estratégias. Sem precisar de um exército, ele conseguiu ganhar uma guerra usando apenas com palavras.


Ao voltar ao passado recente de Robb, acabamos percebendo que diversas escolhas errôneas para um rei feitas por ele foram responsáveis pelo triste fim que ele e sua família tiveram. A traição aos Frey, o casamento impulsivo com Talisa, a não confiança na própria mãe.No entanto, mesmo vendo o caminho arriscado que o personagem tomou, o mesmo não merecia ter um final tão triste como esse.

Robb Stark perdeu uma guerra e morreu pela mulher que amava e os últimos momentos dos dois deixou claro que ele nunca se arrependeu de ter casado com Talisa. A felicidade dos dois, as brincadeiras, e os comentários sobre o bebê que estava por vir e seu nome foram realmente tocantes.
Todos pareciam felizes, Catelyn sorria, algo que não víamos há um longo tempo. E foi o seu sentido de mãe que a alertou que seu filho corria perigo. A atuação de Michele Fairlley como Catelyn Stark foi uma obra-prima, e conseguiu convenceu a todos que aquela era uma mãe que só queria proteger seu filho, o seu primogênito. Foi possível sentir a dor daquela pobre mulher, que viu toda a sua família desmoronar, que pensava ter perdido seus meninos em Winterfell, e agora via o seu Robb, que só tinha como intuito vingar o pai morto, desistir de viver ao ver a sua amada morta, e ser assassinado. Catelyn perdeu tudo o que amava, e perdeu também a própria vida. E o Norte nunca irá esquecer.



Vamos esperar pelo próximo episódio para ver que rumos irão tomar os nossos personagens favoritos na Season Finale de Game of Thrones. Até a próxima review!

Sobre o Autor

Postar um comentário Blogger

 
Top